Como todas as outras datas comemorativas desse ano desde quando começou a quarentena, o dia dos namorados precisará se adaptar a esse novo cenário que o covid19 causou em todo o mundo.
A data, comemorada aqui no Brasil no dia 12 de junho, é marcada por campanhas comerciais que utilizam imagens e vídeos com troca de carinho, afeto, beijos e abraços. E nós perguntamos: é possível celebrar o amor em tempos como esse?
Esse é o desafio que muitas empresas terão. Será necessário montar uma excelente estratégia para reverter esse cenário decadente de vendas, mas sem perder a essência desse dia.
Mas calma! Não queremos te desanimar. Queremos apenas alertar de que os esforços precisarão ser redobrados e a criatividade colocada mais do nunca em prática.
Selecionamos algumas dicas para compartilhar com você sobre essa nova estratégia.
- Loja virtual:
A ordem é para que ninguém saia de casa. Então a primeira forma de consumo procurada é a internet. Alguns diferenciais para venda virtual nesse momento são: frete grátis, entrega rápida, embalagem com recado personalizado e flexibilidade na hora do pagamento. Se a loja do seu cliente não tem uma venda virtual e não terá tempo de criá-la, temos uma solução na próxima dica.
- Lojas físicas, somente:
Não podemos e nem devemos incentivar aglomerações. Um ponto muito importante para quem só tem essa opção é antecipar a venda através do atendimento via redes sociais e marcar um horário de retirada na loja, ou até mesmo montar um drive-thru. Se possível, também oferecer ao cliente uma forma de entrega segura tanto para ele quanto para o entregador.
- Parcerias estratégicas:
Pense na possibilidade do seu cliente se unir a empresas que representam muito essa data, como restaurantes, floriculturas ou decorações de eventos. Vale criar uma entrega conjunta, e pensar na personalização e no romantismo.
- Pequenos negócios locais:
Ainda sobre parcerias, porque não apoiar e incentivar os pequenos negócios locais? Certamente eles pensarão em cada presente com maior carinho e atenção do que grandes empresas, além de contribuírem na hora das entregas.
- Criatividade no presente:
Muitos casais estão caindo na rotina (e no stress) por causa dessa convivência 24 horas por dia e 7 dias por semana. Então é bom ajudá-los a pensarem “fora de caixa” na hora de presentearem um ao outro. Que tal um presente que trará uma experiência ao casal? Por exemplo, um curso on line de massagem ou algo para apimentar a relação sexual.
- Pós venda:
O pós venda é fundamental em qualquer momento, mas cativar o cliente para que ele retorne ficou ainda mais importante. Considere mandar um mimo junto com um cartão de agradecimento pela compra alguns dias ou uma semana depois. Mostre para o casal que se importou em fazer esse dia romântico muito especial.
As datas sazonais são um período de crescimento de vendas e, para conseguir destaque no meio de tantas ofertas e produtos, é necessário fazer um trabalho diferenciado. Sabendo aproveitar a oportunidade que essas datas nos trazem, as empresas podem conseguir ganhos muito superiores aos de costume, além de alcançar novos clientes.
Então voltamos a te perguntar: é possível celebrar o amor em tempos como esse?
Claro que sim! Sempre é tempo de celebrar o amor.