Como reagir diante da crise?

Por esta altura, você já deve estar farto de ler e ouvir sobre o problema do Coronavírus e como ele está mudando o mundo como o conhecemos. Mas esta é uma mensagem diferente. É uma mensagem de esperança e também de oportunidades!

Antes de mais nada, desejo a todos o melhor! Tenho a certeza de que juntos, passaremos por isto num abrir e fechar de olhos! 🙏

Provavelmente você já deve ter se perguntado: “Como vou reagir diante dessa tempestade?”. É normal nos preocuparmos, afinal trabalhamos muito para montar nossa carteira de clientes, fazemos nosso trabalho com zelo, atendemos os clientes com carinho e atenção, e de uma hora pra outra tudo parece querer desmoronar.

Nessas horas é importante ter em mente que a crise vai passar, mas as relações precisam permanecer. Sabendo disso, vou compartilhar com você duas orientações importantes para você saber como reagir diante do pânico que está instaurado.

1. Alguns dos seus clientes inevitavelmente ficarão com suas lojas fechadas por uma semana, quinze dias, um mês, ninguém sabe ao certo. E então, o que fazer com as rádios? Devo deletá-las do meu painel? A resposta é: NÃO. Cedo ou tarde as lojas vão retomar as suas atividades normais e quando voltarem, se as rádios não estiverem disponíveis, muitos possivelmente não farão contato com sua empresa e você acabará perdendo permanentemente o cliente. Então, segure as pontas, fique em contato com o cliente, mantenha as rádios disponíveis e assim você saberá quando o cliente voltou à ativa através do seu painel. Com paciência, flexibilidade e empatia, quanto tudo voltar ao normal a sua relação com o cliente estará ainda mais fortalecida.

2. Como mencionei no post anterior,  nem todos os segmentos serão afetados pela crise. Algumas empresas têm, pela natureza de seus negócios, conseguido ir bem apesar de tudo que está acontecendo. É o caso de supermercadosbancos e farmácias. Então se você não sabia onde focar para vencer à crise, monte sua estratégia de vendas baseado nesta nova realidade.

Reafirmo: a crise vai passar, mas as relações devem permanecer. E se além de manter as relações, você ainda conseguir aumentar o seu portfólio de clientes, aí você passa a jogar em outro nível!

Muita fé é um abraço à todos!
Alex Cunhago

 

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