Como criar a playlist ideal para um estabelecimento

A música tem uma grande influência sobre o comportamento humano. Ao contrário das discussões geradas no ambiente corporativo em relação aos funcionários escutarem música durante o expediente, criar uma boa playlist pode promover muitos benefícios para um negócio.

Um estabelecimento precisa se valer de estratégias bem estipuladas para atrair os seus consumidores. Uma boa música pode tornar o ambiente mais agradável e, consequentemente, fazer com que o cliente permaneça mais tempo no local.
Uma das estratégias desconsideradas por certos empreendedores é conhecida como marketing sensorial. Essa estratégia faz uso dos cincos sentidos humanos para despertar nos consumidores um desejo de compra.
Saiba como explorar o potencial sonoro de uma boa playlist.

Influência da playlist na compra

A música tem uma forte influência em nosso comportamento. Ela permite que o nosso humor seja alterado, modificando nossas emoções. Utilizar a playlist correta desperta no consumidor boas sensações, promovendo bem-estar. Possibilitando também que o cliente permaneça mais tempo em seu estabelecimento e garantindo maior número de vendas.

A escolha da playlist não pode ser aleatória

Lembre-se de criar uma playlist de acordo com o público alvo, do mesmo modo que a música pode atrair e agradar os clientes, ela também pode afastá-los.
A sua playlist não pode ser pautada de modo nenhum em seu gosto musical pessoal. O ideal é escolher um gênero musical que esteja de acordo com a identidade do estabelecimento. Assim, a playlist da loja estará alinhada com a identidade da sua marca, possibilitando que o público-alvo reconheça as duas coisas como uma linguagem única de comunicação.
A escolha errada de um determinado gênero musical e até mesmo o volume da música podem ser pontos negativos para sua marca. Sintonizar rádio FM também é um erro, pois o ambiente fica sujeito às variações de gêneros musicais que muitas vezes não estão de acordo com a identidade da marca, possibilitando que o cliente escute anúncios aleatórios.

Faça uso da playlist para fortalecer a identidade da marca

Uma playlist bem elaborada e alinhada com o seu posicionamento de marca fortalece a identidade do negócio. É possível alinhar música, decoração, coleção e produtos. Assim, a marca se posiciona bem no mercado e se torna facilmente reconhecível.
Com a playlist certa, o cliente pode associar alguma música à marca. Procure sempre tornar a loja um ambiente agradável, questione-se sobre qual música o público-alvo relacionaria com a marca e então trabalhe em cima dessas informações.

Fonte: DNA do Empreendedor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *