Ao que tudo indica, o mundo passará pela sua maior crise depois da Segunda Guerra Mundial. Teremos mais falidos do que falecidos. Quem fez a lição de casa e manteve o fluxo de caixa saudável certamente conseguirá passar pela tempestade.
Apesar disso, invariavelmente todos nós precisaremos adotar medidas para enfrentar a crise da melhor maneira possível. Por isso listei 15 conselhos para sua empresa enfrentar a crise do Coronavírus:
- Reavalie seu orçamento. Busque redução de custos através da exclusão imediata de itens não essenciais.
- Repense o planejamento anual para reduzir expectativas, tendo em vista que o cenário agora é completamente diferente daquele quando você estabeleceu suas metas.
- Reveja projetos, processos e investimentos.
- Cancele e adie eventos, se possível.
- Reduza momentaneamente os salário dos sócios.
- Analise quais são os seus produtos e serviços que representam um retorno financeiro mais favorável, melhor margem, e invista neles, deixando os demais de lado até a situação melhorar.
- Foque apenas no essencial e estratégico.
- Converse com seus colaboradores e seja transparente em relação a situação.
- Não contrate neste momento, e evite demitir para não gerar outros encargos e questões burocráticas.
- Promova trabalho em home office e redistribua as tarefas. Alerte que isso não é descanso ou férias!
- Transfira suas reuniões presenciais para reuniões em plataformas virtuais.
- Evite expor seus colaboradores a riscos externos.
- Adie viagens de líderes e colaboradores.
- Tenha calma e paciência para agir de maneira prudente e mais assertiva possível.
- A crise é um excelente momento para pensar em inovações simples, basta olhar para onde todos estão olhando e tentar enxergar o que ninguém está vendo. Fique atento às oportunidades.
[BÔNUS] Vendas curam tudo! Entenda que nem todos os segmentos serão afetados pela crise, e oferecer os seus serviços para este público pode ser crucial. Portanto vendas é a palavra de ordem. Se antes você fazia 10 contatos/dia, aumente em 15 ou 20, e foque nesses segmentos estratégicos.
Lembre-se: é na crise que as cartas são redistribuídas e o dinheiro muda de mão.
É hora de agir, portanto, sem pânico e foco nas ações estratégicas.
Um abraço!
Alex Cunhago
Sim Alex tudo isso que vc disse é bem verdade. O setor de alimentos não será afetado, já estou bem ligado. Vendo estratégia pra semana que vem sair para vendas, pois esta semana estou eu e miinha esposa resfriados. Obrigado.
Sim, algumas empresas, pela própria natureza de seus negócios, tem conseguido ir bem apesar de tudo que está acontecendo. É o caso dos supermercados, bancos e farmácias, principalmente. A crise vai passar. As relações devem permanecer 😉
Perfeito, se adortarmos estratégias corretas do que o lucro imediato, sairemos desta vencedores .